Práticas inovadoras caminhos para a iniciação científica na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.231Palavras-chave:
Ciência. Inovação. Formação. Pesquisa.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência de projetos inovadores que envolvem as quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens), com o intuito de compartilhar ações para a inclusão da iniciação í pesquisa científica em uma instituição particular católica da cidade de Betim. Buscou-se, por meio de compartilhamento da concepção, do desenvolvimento, da metodologia e dos resultados dos projetos, evidenciar os entraves e os avanços das atuações educacionais, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A condução metodológica contemplou atividades diversificadas com fundamentação teórica, como também a valorização da diversidade cultural, sustentabilidade, pesquisa, empatia e empreendedorismo para oportunizar ao discente o protagonismo
juvenil. Partindo desses ideais, desenvolveram-se atividades em cada área do saber para modificar o pensamento de reprodução do conhecimento para alcançar trabalhos significativos e atuantes no âmbito cultural e social. Compreende-se, então, que propostas diferenciadas são essenciais para um melhor desempenho discente, assim como planos produtivos para possíveis intervenções sociais de modo concreto.
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