Práticas inovadoras caminhos para a iniciação cientí­fica na Educação Básica

Autores

  • Graciele Batista Gonzaga Colégio Santa Maria Minas-Betim
  • Elaine Cecí­lia Lima de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.231

Palavras-chave:

Ciência. Inovação. Formação. Pesquisa.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de projetos inovadores que envolvem as quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens), com o intuito de compartilhar ações para a inclusão da iniciação í  pesquisa cientí­fica em uma instituição particular católica da cidade de Betim. Buscou-se, por meio de compartilhamento da concepção, do desenvolvimento, da metodologia e dos resultados dos projetos, evidenciar os entraves e os avanços das atuações educacionais, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A condução metodológica contemplou atividades diversificadas com fundamentação teórica, como também a valorização da diversidade cultural, sustentabilidade, pesquisa, empatia e empreendedorismo para oportunizar ao discente o protagonismo
juvenil. Partindo desses ideais, desenvolveram-se atividades em cada área do saber para modificar o pensamento de reprodução do conhecimento para alcançar trabalhos significativos e atuantes no âmbito cultural e social. Compreende-se, então, que propostas diferenciadas são essenciais para um melhor desempenho discente, assim como planos produtivos para possí­veis intervenções sociais de modo concreto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciele Batista Gonzaga, Colégio Santa Maria Minas-Betim

Professora da área de Linguagens do Colégio Santa Maria Minas, em Betim. Doutoranda em Literatura Moderna e Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Português pela Faculdade de Letras da UFMG.

Elaine Cecí­lia Lima de Oliveira

Gestora pedagógica do Colégio Santa Maria Minas, em Betim. Mestre em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (2009). Graduada em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999), em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (1990) e em Engenharia pela PUC-MG (2006). Docente da Faculdade Minas Gerais. Membro atuante do GT Pedagógico ANEC-MG desde 2013. 

Downloads

Publicado

2019-12-22