A vista de um ponto
um relato de experiência discente do IFPR campus Jacarezinho
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.256Palavras-chave:
IFPR campus Jacarezinho. Currículo. Ensino Médio IntegradoResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar e debater o relato de experiência de um estudante do curso Técnico em Informática do Ensino Médio Integrado do campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, cujo currículo possibilita ao corpo discente ter uma atuação mais protagonista em relação í sua própria formação. O referencial teórico proposto para conduzir a discussão apoia-se no paradigma da complexidade abordado por Morin (2014), nos estudos sobre currículos pós-modernos de Doll Jr. (1993), e, como fio condutor, utilizou-se da metáfora cunhada por Leonardo Boff (s/d) da "águia e da galinha" para provocar reflexões sobre liberdade, democracia e educação. A metodologia é essencialmente o relato do estudante participante desta produção, do qual emergem suas questões referentes í sua relação com o currículo, tanto nas esperanças quanto nas angústias vividas ao ter que assumir um papel mais proativo na escola. No que se refere aos resultados, o relato não se propõe a estabelecer verdades definitivas, mas chamar a atenção para um novo olhar sobre a educação profissional e tecnológica voltada para adolescentes do Ensino Médio Integrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.