O letramento, os multiletramentos e as mediações metodológicas: três aspectos das aprendizagens de leitura no trilho da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.269Palavras-chave:
BNCC. Letramento. Multiletramentos. Mediações metodológicas.Resumo
Com a BNCC, surge a necessidade de abordar os aspectos das aprendizagens de leitura, pois, embora o termo "letramento" seja bastante disseminado no ambiente escolar brasileiro e também entre os educadores, ainda é um tanto desconhecido pela maior parte das pessoas nas comunidades escolares, sobretudo agora com a nova dimensão de seu sentido com a inserção do termo "multiletramentos". O objetivo deste estudo é promover uma reflexão acerca das concepções de letramento e dos multiletramentos e do quanto as diversas abordagens metodológicas são mais significativas para a construção e o desenvolvimento desses processos. Foram apresentadas as convergências dessas concepções com as orientações da BNCC, quando esta discorre sobre os procedimentos de leitura como objeto do trabalho docente de todas as áreas de conhecimento. Para o alcance desse propósito, a opção metodológica foi buscar na literatura os aspectos conceituais que servissem de base para essa reflexão, fundamentados com dados de pesquisas. A expectativa é que se promova uma compreensão de que as práticas sociais da leitura e da escrita são complexas; logo, devem ser consideradas as
situações diversas e adversas dos contextos e culturas, as mediações metodológicas mais significativas a partir da concepção de letramento e dos multiletramentos, para ultrapassar a maneira abstrata e universal com que os atores da Educação Básica tratam esses processos das aprendizagens de leitura em suas comunidades escolares.
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