Educação Profissional e Tecnológica, uma janela de oportunidades

Autores

  • Ana Elizabeth M. de Albuquerque
  • Gustavo Henrique Moraes

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v48i161.271

Resumo

O texto analisa o panorama da EPT de ní­vel médio no paí­s, sua expansão recente, sua potencialidade diante das alterações demográficas em curso e em termos de aprendizagem significativa. Trazendo resultados de pesquisas produzidas no INEP, procura-se apresentar a ideia de que a educação profissional deve aproveitar a janela de oportunidades aberta com as recentes alterações no Ensino Médio brasileiro.

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Biografia do Autor

Ana Elizabeth M. de Albuquerque

Doutora em Educação pela Universidade de Brasí­lia (2011) na área de Polí­ticas Públicas e Gestão da Educação; mestre em Gestão da Educação (2000); graduada em Ciências Sociais, Antropologia (1993) e em História pela Universidade de Brasí­lia (1986). Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira (Inep). Professora da Educação Profissional e Tecnológica. Atua principalmente nos seguintes campos: polí­ticas públicas e gestão da educação; educação profissional e tecnológica (EPT). 

Gustavo Henrique Moraes

Doutor em Educação pela Universidade de Brasí­lia (UnB). Mestre em Educação Cientí­fica e
Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Engenheiro em Eletrônica
e Telecomunicações pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista
em implementação de Sistemas Inteligentes de Indicadores, voltados í  avaliação de instituições,
programas e polí­ticas públicas. Professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Tem atuado no Desenvolvimento de Sistemas de Indicadores de Desempenho Institucional,
no campo da Educação Profissional, Cientí­fica e Tecnológica. Idealizador e coordenador de
implantação da Plataforma Nilo Peçanha e de outras inovações na Gestão do Conhecimento.
Atualmente, é coordenador geral de Instrumentos e Medidas Educacionais da Diretoria de Estudos
Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira
(INEP), responsável pelos estudos de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE).

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Publicado

2020-10-19