A gestão escolar e a gestão da sala de aula
desafios e possibilidades a partir da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v48i161.272Resumo
A investigação versa sobre os desafios e as possibilidades que estão presentes
na sala de aula e na gestão da escola, a partir dos novos contextos apresentados
pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo da pesquisa
perpassa por apresentar reflexões sobre como a gestão escolar e a gestão da sala de
aula podem contribuir para implementar ações pedagógicas em consonância com a
BNCC, a fim de assegurar a aprendizagem dos estudantes. Examinando essa indagação,
a pesquisa de caráter qualitativo foi realizada a partir de um recorte bibliográfico
dos últimos 5 anos em artigos e legislações que versam acerca da temática BNCC e
suas inter-relações com a gestão escolar e a gestão da sala de aula. Como achados,
este trabalho sugere ser imprescindível uma reflexão para o fato de que uma base
nacional, como caráter de reforma educacional, por si só, mostra-se limitada e que
a gestão escolar e a gestão da sala de aula são fatores importantes e indissociáveis í s
novas competências propostas pela base. Dessa forma, a gestão escolar e de sala de
aula deve ser considerada, de modo a ampliar a aprendizagem dos estudantes para
implementação da BNCC.
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