A gestão escolar e a gestão da sala de aula

desafios e possibilidades a partir da BNCC

Autores

  • Marli Dias Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v48i161.272

Resumo

A investigação versa sobre os desafios e as possibilidades que estão presentes
na sala de aula e na gestão da escola, a partir dos novos contextos apresentados
pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo da pesquisa
perpassa por apresentar reflexões sobre como a gestão escolar e a gestão da sala de
aula podem contribuir para implementar ações pedagógicas em consonância com a
BNCC, a fim de assegurar a aprendizagem dos estudantes. Examinando essa indagação,
a pesquisa de caráter qualitativo foi realizada a partir de um recorte bibliográfico
dos últimos 5 anos em artigos e legislações que versam acerca da temática BNCC e
suas inter-relações com a gestão escolar e a gestão da sala de aula. Como achados,
este trabalho sugere ser imprescindí­vel uma reflexão para o fato de que uma base
nacional, como caráter de reforma educacional, por si só, mostra-se limitada e que
a gestão escolar e a gestão da sala de aula são fatores importantes e indissociáveis í s
novas competências propostas pela base. Dessa forma, a gestão escolar e de sala de
aula deve ser considerada, de modo a ampliar a aprendizagem dos estudantes para
implementação da BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Dias Ribeiro

Professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Mestre em Educação. Doutoranda
pela Universidade Católica de Brasí­lia. Diretora na Diretoria de Ensino Fundamental na Subsecretaria
de Educação Básica do Distrito Federal. Pós-graduada em Educação no Sistema Penitenciário
e Especialista em Gestão Escolar.

Downloads

Publicado

2020-10-19