A produção de sentido em jovens secundaristas í luz da teoria de Viktor Frankl
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v48i161.275Palavras-chave:
Educação Básica. Juventudes. Produção de sentido. Viktor Frankl.Resumo
O presente estudo aborda o tema da produção de sentido na vida de jovens
secundaristas do Ensino Médio. Objetiva analisar fatores intervenientes nas escolhas pessoais e profissionais dos estudantes de uma escola estadual do Sul do Brasil. De metodologia qualitativa, a coleta de dados se deu por questionário em escala Likert e
questões abertas, além do diário de campo e revisão de literatura, principalmente em Viktor Frankl e seus comentadores. A análise do material considera Bardin em sua proposta de análise de conteúdo. Os resultados apresentaram jovens que buscam apoio em familiares para tomada de decisão pessoal e profissional; exercício de relativa autonomia
e responsabilidade diante dos desafios da vida profissional; capacidade de fazer escolhas, mesmo na adversidade; vontade de sentido no exercício da autonomia, da responsabilidade e da dor e alegria das escolhas; necessidade de formação continuada para
consolidar a produção de sentido. Conclui-se pelo desenvolvimento e consolidação do valor da produção de sentido, da autonomia e responsabilidade, tanto na vida pessoal e profissional, não somente na juventude, mas em todas as faixas etárias.
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