Educação lassalista
formação da cidadania global e internacionalização do ensino
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v49i162.296Resumo
A educação lassalista possui fundamentos que se aplicam nos mais diferentes
países, em todos níveis de ensino, desde a Educação Infantil até a pós-graduação. Assim,
o objetivo geral deste artigo consiste em analisar como a educação lassalista contribui para
a formação da cidadania global e da internacionalização do ensino. No referencial teórico
destacam-se: Menegat, Menezes e Lauraire, que discorrem sobre a educação lassalista; e
Stallivieri, Gacel-Ávila e Miranda e Fossatti, que tratam da cidadania global e a conexão
com a internacionalização do ensino. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica referente aos fundamentos da educação lassalista e aos conceitos de cidadania global. Os
principias resultados encontrados foram: a) que existem três fundamentos da educação
lassalista: crescimento de pessoas e comunidades, transformação da pessoa na perspectiva
divina e ação pastoral; b) a cidadania global está relacionada com o conceito de internacionalização do ensino; c) os valores lassalistas de autonomia, responsabilidade, civilidade, respeito e amor ao próximo contribuem para a formação da cidadania global.
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