O impacto da pandemia da Covid-19 no sistema público de educação brasileiro

Autores

  • Fábio de Souza e Silva Universidade Católica de Petrópolis - UCP

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v49i162.305

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir e promover o debate sobre acontecimentos relacionados ao sistema educacional público brasileiro diante da pandemia
do novo coronavírus (Covid-19), em um recorte das medidas oficiais tomadas pelo governo e das estratégias pedagógicas no contexto da Educação Básica pública. Embora
ainda não seja possível mensurar os reais impactos ocasionados pela pandemia, eles já
são sentidos e vistos na sociedade, exigindo adaptação de todos os setores para superar
o atual cenário no qual o Brasil e o mundo se encontram. Para tanto, utilizou-se de uma
revisão de literatura em materiais já publicados, não só na área educacional, mas também relacionado à pandemia do novo coronavírus, assim como se adotou uma abordagem exploratória, de caráter descritivo e dialogando também com Santos, no que tange
à conjuntura sociopolítica e estrutural no mundo. Percebe-se que a tecnologia pode ser
uma grande aliada para atenuar o impacto da pandemia na área educacional. Porém, todas as possíveis estratégias devem ser pensadas e refletidas sob diferentes perspectivas,
considerando, ao máximo, todos os prós e os contras existentes, para que a possível
solução não implique prejuízos à aprendizagem dos estudantes, os quais, por diversas
circunstâncias, não são contemplados pelas ações públicas em função das distorções nas
realidades sociais vivenciadas por eles.

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Biografia do Autor

Fábio de Souza e Silva, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Física Escolar (FERLAGOS). Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar (UVA). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

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Publicado

2021-03-17