Aproximações í agroecologia escolar
princípios e práticas
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v48i161.308Resumo
A pesquisa contextualiza o tema da agroecologia escolar, destacando seus princípios e práticas com crianças e adolescentes. Define a agroecologia como o conjunto de saberes dos povos originários e dos agricultores familiares quanto í sua relação com a natureza
e com as práticas de produção da vida. Nesse sentido, ressalta os valores que a agroecologia
potencializa na perspectiva da soberania alimentar e da saúde das pessoas. Enfatiza os saberes agroecológicos a partir de exemplos de iniciativas de pessoas, comunidades e instituições, bem como destaca as suas aproximações ao ambiente escolar. Cita práticas de agroecologia escolar, apontando o sentido das práticas e possibilidades de realização. Comenta a experiência dos guardiões mirins de sementes crioulas e das hortas agroecológicas nas escolas. A
pesquisa é de caráter exploratório e apoia-se em fontes bibliográficas, na sua maioria, que tratam da sistematização de práticas de agroecologia escolar registradas. O estudo aponta que os valores constitutivos das práticas agroecológicas estão alinhados í concepção de Ecologia Integral e que a sua integração nos itinerários pedagógicas de formação é benéfica para o desenvolvimento da consciência ecológica de crianças e adolescentes.
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