Educação ambiental í  luz da Ecologia Integral

convergências conceituais e possibilidades pedagógicas

Autores

  • Breno Herrera

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v48i161.309

Resumo

Por meio do conceito de Ecologia Integral, a Encí­clica Laudato Si"™ oferece
uma perspectiva da questão ambiental alicerçada na relação indissociável entre as dimensões natural e humana. Tal perspectiva alinha-se í  vertente crí­tica, transformadora e
emancipatória da educação ambiental. Cotejando a leitura da Encí­clica com aportes teóricos da educação ambiental, o presente trabalho investiga a importância da conversão
ecológica individual e coletiva, concluindo pela preponderância da dimensão coletiva
no enfrentamento da crise socioambiental contemporânea. Nesta perspectiva, são apresentadas duas sugestões de temas geradores (áreas naturais protegidas e água) a serem desenvolvidas em contexto escolar, visando proporcionar aos educandos elementos que possibilitem uma reflexão integradora sobre a questão socioambiental.

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Biografia do Autor

Breno Herrera

Doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Planejamento Ambiental pela UFRJ. Graduado
em Ciências Biológicas (Bacharelado Cum Laude em Ecologia) pela UFRJ. Pesquisador do
Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Professor de
Ecoteologia do Instituto Teológico Franciscano (ITF).

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Publicado

2020-10-19