Educação ambiental í luz da Ecologia Integral
convergências conceituais e possibilidades pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v48i161.309Resumo
Por meio do conceito de Ecologia Integral, a Encíclica Laudato Si"™ oferece
uma perspectiva da questão ambiental alicerçada na relação indissociável entre as dimensões natural e humana. Tal perspectiva alinha-se í vertente crítica, transformadora e
emancipatória da educação ambiental. Cotejando a leitura da Encíclica com aportes teóricos da educação ambiental, o presente trabalho investiga a importância da conversão
ecológica individual e coletiva, concluindo pela preponderância da dimensão coletiva
no enfrentamento da crise socioambiental contemporânea. Nesta perspectiva, são apresentadas duas sugestões de temas geradores (áreas naturais protegidas e água) a serem desenvolvidas em contexto escolar, visando proporcionar aos educandos elementos que possibilitem uma reflexão integradora sobre a questão socioambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.