Formação de professores em tempos de pandemia

um breve olhar sobre os processos de ensino em contexto virtual

Autores

  • Wellington de Oliveira Centro Universitário Teresa D'Avila - UNIFATEA

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v49i162.314

Resumo

Este artigo objetiva examinar a práxis educativa no contexto do surgimento da pandemia do coronaví­rus – COVID 19, os efeitos da expansão e incorporação de tecnologias e mí­dias digitais em instituições de ensino em todo o mundo os efeitos e as consequências para as práticas educativas em um movimento que denominamos de "pedagogia pandêmica". A emergência do coronaví­rus intensificou e expandiu questões e desafios sobre economia polí­tica da educação tecnológica, desigualdades digitais, espaços e futuros da aprendizagem e identificação de dados da educação. As reflexões engendradas pelo artigo apontam que a educação a partir de 2020 exigirá uma abordagem revigorada da pesquisa sobre tecnologias e mí­dias educacionais, impulsionada por análises crí­ticas e teoricamente fundamentadas, pois avançar na compreensão de polí­ticas, práticas e problemas históricos e contextuais de educação e tecnologia relacionados í  tecnologia e ensino, são agora mais urgentes do que nunca.

Palavras- chave:   formação de professores, ensino virtual, tecnologia e ensino, COVID-19

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Jenny. How coronavirus is changing education? Quartz, 29

mar. 2020. Disponível em: https://qz.com/1826369/how-coronavirus-is-changing-education/. Acesso em: 20 abr. 2020.

BECKMAN, Karley et al. Conceptualising technology practice in education

using Bourdieu’s sociology. Learning, Media and Technology, v. 43, n. 2, p.

-210, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.108

/17439884.2018.1462205. Acesso em: 20 abr. 2020.

MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer. Porto Alegre:

Artmed, 2002.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de

aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

OLIVEIRA, Wellington de. Confronting the challenges of digital media and

learning: Advancing the debate on education, youth and citizenship. ECCOM,

v. 7, n. 13, p. 79-87, 2016. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.

php/ECCOM/article/view/503/453. Acesso em: 20 abr. 2020.

SANTOS , Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo:

Boitempo, 2020.

SELWYN, Neil et al. What’s Next for Ed-Tech? Critical Hopes and Concerns for the 2020s. Learning, Media and Technology, v. 45, n. 1, p. 1-6,

Disponível em: https://edtechuvic.ca/edci339/wp-content/uploads/

sites/5/2020/03/What-s-next-for-Ed-Tech-Critical-hopes-and-concerns-for-

-the-2020s.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

SORJ, Bernard. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade

da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2003.

UNESCO. UNESCO rallies international organizations, civil society and

private sector partners in a broad Coalition to ensure #LearningNeverStops.

UNESCO Press Service, 26 mar. 2020. Disponível em: https://en.unesco.

org/covid19/educationresponse/globalcoalition. Acesso em: 20 abr. 2020

Downloads

Publicado

2021-03-17