Pandemia

dilemas e constatações no processo de ensino do município de Bayeux, Paraíba

Autores

  • José Rogério da Silva Prefeitura de Bayeux - PB
  • Emannuelle Carneiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v49i162.316

Resumo

Nosso estudo de cunho qualitativo investiga os desafios enfrentados pelo município paraibano de Bayeux, durante o regime especial de ensino, em consequência da
pandemia de Covid-19. Abordamos o cenário nacional, ao passo que conhecemos mais
de perto o contexto socioeconômico e outros aspectos locais. Fazemos uma retrospectiva do planejamento adotado pela Secretaria Municipal de Educação para assegurar a
continuação do ano letivo. Para melhor compreender o processo, entrevistamos quatro
técnicos educacionais responsáveis pelos anos inicias do Ensino Fundamental, escopo
de nossa pesquisa. Diante do resultado obtido, discutimos as problemáticas e as soluções
encontradas. Constatamos que muitos dos desafios postos se encontram há muito tempo
estabelecidos, apenas sublinhados pela crise sanitária mundial. Traçamos um panorama
de como professores e estudantes foram afetados no processo de ensino e aprendizagem.
Apresentamos e discutimos os resultados de um mês de atividades não presenciais.

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Biografia do Autor

José Rogério da Silva, Prefeitura de Bayeux - PB

Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela UCM (2016). Especialista
em Gestão da Educação Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2017). Licenciado em Pedagogia pela UFPB (2015). Coordenador administrativo de ensino do município de
Bayeux/PB. 

Emannuelle Carneiro da Silva

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2008). Mestre em Linguística pela UFPB (2012). Doutora em Letras pela UFPB (2016). Atua na equipe multidisciplinar na Secretaria Municipal de Educação em Bayeux/PB com foco na formação docente.

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Publicado

2021-03-17