A educação na visão de Immanuel Kant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v51i164.318

Palavras-chave:

Autonomia. , Educação. , Formação. , Immanuel Kant.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a compreensão de Immanuel Kant com relação à educação do homem. A metodologia empregada é a revisão de literatura em uma perspectiva hermenêutica, utilizando-se como base dos escritos do filósofo alemão do século XVIII, Immanuel Kant (1724-1804), especialmente o texto Sobre a Pedagogia (2012). Constatamos que, para Kant, o homem tem a necessidade de ser educado, pois a educação contribui para o seu desenvolvimento, constituindo a disciplina e a formação, seguindo a ética e a moral para estimular sua existência. O filósofo faz uma analogia da educação entre o homem e a natureza, destacando a sua importância, já que por meio dela o homem abandonará a animalidade, atingindo a liberdade e a autonomia, tornando-se um ser social, ou seja, um ser apto a viver em sociedade.

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Biografia do Autor

Idio Fridolino Altmann, Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil)

Mestrando em Educação na Universidade La Salle. Especialista em Gerenciamento de Projetos.

Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil)

Doutor em Educação. Pesquisador e docente permanente do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade La Salle. Vice-reitor, Pró-reitor de Graduação e de Pós-Graduação,
Pesquisa e Extensão da Universidade La Salle.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil)

Doutora em Educação. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação
da Universidade La Salle.

Fabiana Moreno das Neves, Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil)

Mestranda em Educação na Universidade La Salle.

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Publicado

2022-04-27