A percepção docente sobre o material didático digital em plataforma de educação on-line
um estudo de caso em escola confessional de Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v49i162.322Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa embasada por uma
abordagem fenomenológica, desenvolvida por meio de abordagem qualitativa/exploratória e apoiada em um estudo de caso em escola confessional de Educação Básica
da cidade de Porto Alegre, onde investigamos as restrições e dificuldades percebidas
pelos professores que utilizam material didático digital, quanto à sua integração em
uma plataforma on-line, a fim de que esta seja considerada por eles fonte primária
(preferencial) para a organização do processo de ensinar. Os dados foram observados
a partir da análise textual discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. As reflexões produzidas nos fizeram compreender que as restrições e dificuldades percebidas
pelos professores da escola estão relacionadas aos aspectos da estruturação dos recursos da plataforma e sua organização, os quais impactam na organização metodológica
dos docentes. Outro aspecto emergente diz respeito à formação continuada dos professores, referindo-se às funcionalidades e atualizações da plataforma e à integração
de materiais oriundos de outras fontes digitaisque sejam dos professores ou sugestões
dos estudantes.
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