Aldeia global construída por meio da educação continuada

Autores

  • Alan Faria Andrade Silva PUC SP
  • Denis Rodrigues Silva

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v49i162.337

Resumo

A educação é reconhecida como instrumento de desenvolvimento e aprendizado humano. Sendo um instrumento de criação da racionalidade humana, ela proporciona à sociedade avanços nas transformações sociais. Tendo isso em vista, o presente trabalho pretende estudar os conceitos acerca da educação e sua relação com os direitos, a proposta do Pacto Educativo pelo Papa Francisco e as relações com a formação continuada. O texto possui essencialmente a natureza de revisão bibliográfica, na qual coleta e estuda os pensamentos contidos em artigos, livros e textos disponíveis. Por mais que a sociedade avance em seu desenvolvimento relacional com o mundo e entre os indivíduos, ainda se percebe que a educação constitui um instrumento de socialização e um caminho para a transformação. A hipótese levantada é a relação dos conceitos sobre a educação, os direitos, o Pacto Educativo e a formação continuada dos professores, e se é possível alcançar uma transformação social para os desafios apontados pelo neoliberalismo. O referencial teórico que marca o trabalho se pauta no pensamento emancipador e no humanismo integral, no qual a pessoa humana é o agente e o fim da transformação social. Por fim, conclui-se que é de suma importância a dedicação e atenção na formação continuada do professor para a construção da concepção de aldeia global, em que as pessoas cuidam uma das outras e juntas alcançam a transformação social.

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Biografia do Autor

Alan Faria Andrade Silva, PUC SP

Doutorando pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito pela PUC/SP (2019). Especialização em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2014). Aperfeiçoamento em Filosofia do Direito e Direitos Humanos pela Escola Paulista da Magistratura (2013). Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu (2011).

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Publicado

2021-03-17