A Urgência de uma Educação Global

Autores

  • Adelino Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v51i164.347

Palavras-chave:

Cidadania., Direitos humanos. , Complexidade., Transição ecológica

Resumo

O presente artigo, construído em perspectiva mais filosófica e avançando para o campo dos direitos humanos, procura abordar a temática da educação global, sedimentada em quatro dimensões fundamentais: a educação para a cidadania, a educação para outra economia, a educação para a sustentabilidade e a educação para os direitos humanos. A educação global deve formar para uma nova sociabilidade – transformando as relações interpessoais e a base estrutural da sociedade –, atenta à complexidade que define todas as manifestações de vida. Como fundamentos para essa sociabilidade renovada emergem os princípios de alteridade, complexidade, transição ecológica e direitos humanos.

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Biografia do Autor

Adelino, Instituto Federal de São Paulo

Professor de Filosofia no Instituto Federal de São Paulo, campus Piracicaba. Doutor em Filosofia
e mestre em Ciências da Religião

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Publicado

2022-04-27