A Urgência de uma Educação Global
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v51i164.347Palavras-chave:
Cidadania., Direitos humanos. , Complexidade., Transição ecológicaResumo
O presente artigo, construído em perspectiva mais filosófica e avançando para o campo dos direitos humanos, procura abordar a temática da educação global, sedimentada em quatro dimensões fundamentais: a educação para a cidadania, a educação para outra economia, a educação para a sustentabilidade e a educação para os direitos humanos. A educação global deve formar para uma nova sociabilidade – transformando as relações interpessoais e a base estrutural da sociedade –, atenta à complexidade que define todas as manifestações de vida. Como fundamentos para essa sociabilidade renovada emergem os princípios de alteridade, complexidade, transição ecológica e direitos humanos.
Downloads
Referências
BOFF, Leonardo. Ética da vida. Brasília: Letra Viva, 1999.
CANDAU, Vera Maria et al. Tecendo a cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
COMPARATO, Fábio Konder. A civilização capitalista. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. São Paulo: Editora Moderna, 2000.
MANZANO, Sofia. Economia política para trabalhadores. 2. ed. São Paulo: Instituto Caio Prado Jr, 2019.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2001.
OLIVEIRA, Adelino Francisco de. Religião e complexidade: uma aproximação ao pensamento complexo – contribuições e possibilidades ao estatuto epistemológico das ciências da religião. Curitiba: Editora CRV, 2020.
PAPA FRANCISCO. Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum. Umuarama: Diocese de Umuarama, 2015.
TOLDY, Teresa Martinho. O Efeito Borboleta: Ecologia e Teologias Feministas da Libertação. Caminhos – Revista de Ciências da Religião, PUC-Goiás, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 93-108, jul./dez. 2013. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/2814/1718. Acesso em: 5 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.