Do pacto ao impacto

caminhos, possibilidades e horizontes abertos pelo Pacto Educativo Global

Autores

  • Gregory Rial

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v49i162.355

Resumo

O presente artigo discute o Pacto Educativo Global, tendo como chave a temporalidade, ou seja, o presente e o futuro. Nesse sentido, inicialmente faz-se um mapeamento dos indicadores teóricos que inspiraram o Papa Francisco nessa convocação. Em seguida,
realiza-se uma análise crítica dos riscos que a proposta contém, bem como os impactos,
caminhos e horizontes possíveis trazido pelo Pacto. Por fim, elabora-se uma discussão sobre
a concretização do Pacto, apontando para três trânsitos temporais, visando ao seu sucesso: a
passagem das fantasias aos sonhos, dos sonhos à utopia e, por fim, da utopia ao Reino. Nesse movimento, revelam-se as muitas dimensões do Pacto, mas evidencia-se a principal delas, que seria a dimensão ética da responsabilidade pelo presente e pelo futuro da educação.

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Biografia do Autor

Gregory Rial

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre
em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (FAJE). Bacharel também em Filosofia pela Faculdade Dom Luciano Mendes (DLM). 

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Publicado

2021-03-17