Pacto Educativo Global

a oportunidade de (re)construção do diálogo com as novas gerações

Autores

  • Patrícia Espíndola de Lima Teixeira PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v49i162.374

Resumo

O presente artigo trata do convite do Papa Francisco convocando a sociedade para a reconstrução do Pacto Educativo Global. Segundo o pontífice, a aliança envolve todos na educação das novas gerações, como uma “aldeia educativa global”. A pandemia do COVID-19 acelerou a urgência da formação humana e solidária, em que os esforços somados devem priorizar as novas gerações nos seus contextos singulares e comunitários. Este texto objetiva, portanto, destacar a pedagogia ao encontro, oportunizando pensar a educação, não apenas para as novas gerações ou restrito em formulações estratégicas sobre suas realidades, mas, principalmente, que venha em compromisso com crianças, adolescentes e jovens contemporâneos. Para isso, a análise bibliográfica fundamenta-se nos documentos oficiais referentes ao Pacto Educativo Global, discutindo-os com demais textos eclesiais, referenciais antropológicos e pedagógicos. A estrutura discute transversalmente a tríplice coragem evidenciada pelo pontífice à luz da interlocução com as novas gerações: (a) a coragem de colocar a pessoa no centro; (b) a coragem de investir as melhores energias com criatividade e responsabilidade; (c) a coragem de formar pessoas disponíveis para o serviço da comunidade. Finaliza apresentando os compromissos propostos pelo Papa, ressaltando o valor da escuta a crianças, adolescentes e jovens para a construção da dialógica intergeracional, a partir de uma antropologia educacional como paradigma de uma vida em dignidade.

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Biografia do Autor

Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, PUCRS

Doutoranda em Teologia Sistemática (PUCRS). Mestre em Teologia Sistemática/PUCRS (2017). Pós-graduada em Filosofia e Autoconhecimento/PUCRS (2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional/FAPA (2007). Licenciada em Pedagogia/PUCRS (2000). Membro de grupos de pesquisa multidisciplinares com investigação nas bases pedagógicas, filosóficas e teológicas em Edith Stein no contexto da formação humana e comunitária. Atua como docente convidada e assessora psicopedagógica. Coordena o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, onde co-lidera o grupo de pesquisa.

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Publicado

2021-03-17