Pacto Educativo Global
a oportunidade de (re)construção do diálogo com as novas gerações
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v49i162.374Resumo
O presente artigo trata do convite do Papa Francisco convocando a sociedade para a reconstrução do Pacto Educativo Global. Segundo o pontífice, a aliança envolve todos na educação das novas gerações, como uma “aldeia educativa global”. A pandemia do COVID-19 acelerou a urgência da formação humana e solidária, em que os esforços somados devem priorizar as novas gerações nos seus contextos singulares e comunitários. Este texto objetiva, portanto, destacar a pedagogia ao encontro, oportunizando pensar a educação, não apenas para as novas gerações ou restrito em formulações estratégicas sobre suas realidades, mas, principalmente, que venha em compromisso com crianças, adolescentes e jovens contemporâneos. Para isso, a análise bibliográfica fundamenta-se nos documentos oficiais referentes ao Pacto Educativo Global, discutindo-os com demais textos eclesiais, referenciais antropológicos e pedagógicos. A estrutura discute transversalmente a tríplice coragem evidenciada pelo pontífice à luz da interlocução com as novas gerações: (a) a coragem de colocar a pessoa no centro; (b) a coragem de investir as melhores energias com criatividade e responsabilidade; (c) a coragem de formar pessoas disponíveis para o serviço da comunidade. Finaliza apresentando os compromissos propostos pelo Papa, ressaltando o valor da escuta a crianças, adolescentes e jovens para a construção da dialógica intergeracional, a partir de uma antropologia educacional como paradigma de uma vida em dignidade.
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