A diaconia da vida consagrada no Ensino Superior

uma reflexão a partir de duas experiências no Brasil

Autores

  • Nilo Agostini
  • Lurdes Caron Docente pesquisadora do curso de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e professora na graduação (2012 – 2020)

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v50i163.377

Resumo

A elaboração do presente artigo surgiu de reflexões durante a pandemia gerada pelo coronavírus e da disposição em explicitar duas experiências franciscanas de
diaconia no campo educacional. Assim, objetiva-se desenvolver uma reflexão a partir
dessas experiências de educação, realizadas quer de maneira geral, quer, sobretudo, no
Ensino Superior. A metodologia está fundamentada tanto na historicidade documental
quanto na experiência feita, enquanto inserção no campo educacional nas instituições
aqui estudadas, como práxis de diaconia de uma irmã catequista franciscana no Ensino
Superior e de um frade franciscano com a educação em geral. Ambos fazem parte de
entidades que mantêm a educação como uma de suas frentes de atuação, uma delas quase milenar e a outra ainda jovem, completando um século de existência. As práticas e a
respectiva reflexão aqui gestadas se tornaram objeto de análise à medida que ganharam
densidade na experiência das duas inserções de educadores que são os autores deste texto. Como resultado, espera-se contribuir para a reflexão e a espiritualidade vivenciadas
no campo da educação.

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Biografia do Autor

Nilo Agostini

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio na
Escola de Altos Estudos de Paris, concluído em 2018. Doutor em Teologia pela Universidade
de Ciências Humanas de Strasbourg II, França, concluído em 1989, onde obteve também o Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em 1986 e o mestrado em 1985. Bacharel em Teologia
pela Faculdade Dehoniana, Taubaté (2008). Professor, pesquisador, escritor e
conferencista. Autor de quase duas dezenas de livros, várias dezenas de artigos publicados em
periódicos especializados e bom número de participações em obras coletivas. Tem igualmente
publicado matérias em revistas e jornais. Pertencente ao Conselho Editorial da Revista de Educação da ANEC e da Revista Contemplação (Marília), bem como do Conselho Científico da Revista Eclesiástica Brasileira (Petrópolis). Desenvolve o seu trabalho na área da Educação e da Teologia, com ênfase em Ética e Moral e em autores como Paulo Freire e Walter Benjamin.

Lurdes Caron, Docente pesquisadora do curso de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e professora na graduação (2012 – 2020)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Vale do Itajaí (1975).
Mestre em Teologia Prática - Educação Cristã pela Escola Superior de Teologia Instituto Ecumênico de Pós-Graduação (1995). Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP) (2007). Pós-doutora em Educação e Religião pela Pontifícia
Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2016). Associada ao Fórum Nacional Permanente
do Ensino Religioso (FONAPER). Foi Assessora de Ensino Religioso e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Fez parte do Grupo de Assessoria e Pesquisa do
Setor de Ensino Religioso da CNBB (GRAPER/CNBB). Associada à Associação Catarinense
de Professores de Santa Catarina. Foi docente pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Foi professora titular na graduação e
pós-graduação da UNIPLAC.

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Publicado

2021-11-08