Rememorar nossa identidade carismática

criação de uma rede educativa salesiana na América

Autores

  • Ivone Goulart Lopes Instituto Filhas de Maria Auxiliadora

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v50i163.393

Palavras-chave:

Escola, Salesiana, America, Rede

Resumo

O texto tem por objetivo mostrar o caminho percorrido em rede nas Escolas
Salesianas na América (ESA) e evidenciar as políticas educacionais assumidas pelas Filhas
de Maria Auxiliadora, Salesianos e Família Salesiana, e, como fonte, as publicações dos
quatro Encontros Continentais, iniciados em 1994. Constatou-se que nestes 27 anos de
trabalho em conjunto, houve fortalecimento da identidade e consolidação das instituições
e das opções carismáticas, gerando respostas novas às necessidades educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Goulart Lopes, Instituto Filhas de Maria Auxiliadora

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atualmente, faz parte do âmbito da pastoral juvenil do Instituto das Filhas de
Maria Auxiliadora, como referente pelas Escolas Salesianas na América (ESA) e pelas Instituições de Ensino Superior (ISS-FMA). Coordenou o Grupo de Estudo e Pesquisa em História da
Educação e Memória em Ouro Preto do Oeste/RO (GEPHEM-OPO). Foi membro do Grupo Pesquisa-Ação em Educação (GPAE) do IFRO de Cacoal/RO. É membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS) da UNIR de Porto Velho/
RO. É membro da Associazione Cultori Storia Salesiana (ACSSA). Tem experiência na área de
educação, história da educação, história das instituições, formação de professores, gestão escolar,
educação indígena, educação católica e projeto salesiano. 

Referências

ACTAS de lo Encuentro Latinoamericano de estudio. Proceso educativo

salesiano y culturas emergentes. Quito-Ecuador: CRS, 1995.

ALVES, Rubem. A complicada arte de ver. Folha de S. Paulo, 20 out. 2004.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova. Instrumentum laboris. Vaticano 7 abr.

Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/

ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20140407_educare-oggi-e-domani_po.html. Acesso em: 20 set. 2020.

CORONEL, Claudio Arevalos. La interrelación Educación/Comunicación/Medios en vista a una propuesta de educomunicación para el ambiente escolar salesiano latinoamericano. 2011. Tesis (doctoral) – Università Pontificia Salesiana. Roma, 2011.

DICASTÉRIO PARA A PASTORAL JUVENIL. A pastoral juvenil salesiana. Quadro referencial. 3. ed. Roma: Editora SDB, 2014.

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA. Proposta de Educomunicação para a Família Salesiana. São Paulo: Salesiana, 2001.

ENCUENTRO CONTINENTAL DE EDUCACIÓN SALESIANA, 2.,

, Cuenca. Cumbayá II - Hacia una cultura de la solidariedad. Cuenca-Ecuador: Editorial Don Bosco, 2001.

ESCUELA SALESIANA AMERICA. Disponível em: http://www.escuelasalesianaamerica.org/index.php/en/. Acesso em: 20 set. 2020.

FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa

comum. Roma, 24 maio 2015. Disponível em:https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 20 set. 2020.

FRANCISCO, Papa. Mensagem do Papa Francisco para o lançamento do pacto educativo. Vaticano, 12 set. 2019. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html. Acesso em: 20 set. 2020.

GARCIA MORCUENDE, Miguel Angel. Escuela Salesiana América, Testimonios y Tendencias. Colombia: Ediciones SM, 2017.

INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA. Para que tenham vida e vida em abundância. Linhas orientadoras da missão educativa das FMA. Turim: Elledici 2005.

KLEIN, Luiz Fernando Pacto Educativo Global: Síntesis y puesta en práctica.

Jesuítas, 7 dez. 2020. Disponível em: https://jesuitas.lat/noticias/14-nivel-1/

-pacto-educativo-global-sintesis-y-puesta-en-practica-por-luiz-fernando-

-klein-s-j. Acesso em: 20 set. 2020.

MOLLO FREYTAS, Rosa Ventura. Praxis de la misión educativa de Las

hijas de María Auxiliadora desde el referente teórico de la educomunicación: estudio realizado en las comunidades educativas de la provincia peruana

“Santa Rosa de Lima” de las Hijas de María Auxiliadora. 2013. Tesis (Doctorado) – Universidad Femenina del Sagrado Corazón, Peru, 2013.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

PEREIRA, Antonia Alves. Educomunicação: um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco. Porto Alegre: Editora Fi, 2017.

PESSINATTI, Nivaldo Luiz; MIRANDA, Ivanette Dunca de. Apresentação.

In: REDE SALESIANA DE ESCOLAS (org.). III Encontro continental da escola salesiana na América. 1. ed. Brasília: CIB - CISBRASIL, 2009.

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS (org.). III Encontro continental da escola salesiana na América. 1. ed. Brasília: CIB - CISBRASIL, 2009.

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS (org.). Educomunicação: desafio à família salesiana. 1. ed. Brasília: Cisbrasil - CIB, 2010. (Coleção Literatura Salesiana, v. 5).

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS. Diretrizes pedagógico-evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas. Brasília: Edebê Brasil, 2018a.

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS (org.). Escola Salesiana na

América: IV Encontro Continental. 1. Ed. Brasília: RSB-Escolas, 2018b.

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS (org.). Escola Salesiana na

América: IV Encontro Continental - Caderno complementar. 1. ed. Brasília: RSB-Escolas, 2018c.

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS. RSB-Escolas. ©2020. Disponível em: https://escolas.rsb.org.br/Rsb-escola. Acesso em: 20 set. 2020.

SALESIANOS DOM BOSCO. Família Salesiana. ©2020. Disponível em:

https://www.sdb.org/pt/Familia_Salesiana. Acesso em: 20 set. 2020.

SILVA FILHO, Genésio Zeferino. Educomunicação e sua metodologia

- um estudo a partir de práticas de ONGs no Brasil. 2004. 268 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Escola de Comunicação e Artes, Núcleo de Comunicação e Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

SOSA, Andrea Viviana. Il Documento di Ecosam: Propuesta de Educomunicación para la Família Salesiana. Percorso storico ed analisi critica del quadro teorico e delle proposte operative. 2006. Tesi (Baccalaureato) – Universitá Pontificia Salesiana, Roma, 2006.

VICENTE Encinas, Josefa. Propuesta de Gestión de la Comunicación en los centros educativos FMA-Venezuela. 2005. Tesis (Maestría en Comunicación Organizacional) – Universidad Católica Andrés Bello. Área de Humanidades y Educación. 2005.

Downloads

Publicado

2021-11-08