Educação de Santa Cruz e o pensamento de Paulo Freire em diálogo

aproximações

Autores

  • Marcia Regina Savioli Congregação de Santa Cruz
  • Edson da Silva Pereira Congregação de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v51i164.397

Palavras-chave:

Concepção educacional., Perfil do educando e educador., Diálogo, Educação de Santa Cruz, Pensamento Freireano

Resumo

O presente artigo apresenta elementos favorecedores de uma interlocução entre uma proposta educativa em desenvolvimento em escolas católicas mantidas pela Congregação de Santa Cruz no Brasil e aspectos do pensamento de Paulo Freire. Para isso, sublinhamos os principais fundamentos das concepções educacionais e os perfis propostos para o educador e educando. Os elementos relacionados à proposta da Congregação de Santa Cruz foram destacados a partir da análise de Educação de Santa Cruz em Movimento, publicação interna de 2019, intencionada a oferecer, aos educadores que atuam em escolas e projetos sociais, diretrizes orientadoras de sua prática cotidiana. O documento constitui-se em marco referencial da proposta educativa de Santa Cruz, devendo iluminar os desdobramentos fundantes dos Projetos Pedagógico- Pastorais em ação nas unidades. De outro lado, os elementos complementares da interlocução que se objetivou realizar foram extraídos de obras significativas do pensamento freireano, com relevo para Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa (2018). Acredita-se que o estudo trouxe condições valorosas para atualização de propostas educativas que encontram raízes em ideias e proposições de educadores que, ainda que distanciados na história e nos contextos sociais em que viveram, aproximam-se nos objetivos que, centralmente, se dirigem à formação integral do ser humano, condição essencial para qualificar sua atuação cidadã consciente e responsável. 

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Biografia do Autor

Marcia Regina Savioli, Congregação de Santa Cruz

Graduada em Psicologia, Letras (Português/Inglês) e Pedagogia. Mestra em Psicologia pela
Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é coordenadora-geral educacional da Congregação de Santa
Cruz (mantenedora dos Colégios Santa Cruz – São Paulo/SP, Notre Dame – Campinas/SP e
Dom Amando – Santarém/PA).

Edson da Silva Pereira, Congregação de Santa Cruz

Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP). Mestre em Psicologia Educacional
pela Pontificia Universidad Católica de Chile. Graduando em Teologia pelo Centro Universitário
Claretiano. Religioso da Congregação de Santa Cruz. Atualmente, é coordenador-geral
de Pastoral da Congregação de Santa Cruz e do Colégio Notre Dame de Campinas. Diretor de
Formação Religiosa da Congregação de Santa Cruz no Brasil. Membro do Conselho de Religiosos
da mantenedora da Congregação de Santa Cruz. Membro do Conselho Administrativo do
Colégio Santa Cruz-SP. Linhas e interesses de pesquisa: Formação de Educadores, Educação
Católica e Pastoral Escolar.

Referências

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Publicado

2022-04-27