O diálogo como um procedimento pedagógico transversal
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v51i164.401Palavras-chave:
Educação., Diálogo , TransversalResumo
O diálogo, como um procedimento pedagógico transversal, será compreendido como um jeito de ser, uma maneira de saber e uma forma de agir. Essa dinâmica tridimensional, que compreende as dimensões antropológica, epistemológica e
pedagógica, respectivamente, é uma característica essencial do projeto educativo. O cenário atual e, em decorrência, a proposta educacional se apresentam, porém, com
características dualistas e fragmentadas, fazendo emergir o questionamento: como desenvolver um procedimento pedagógico transversal em um contexto educacional monológico e disciplinar? Para responder a esse desafio, este texto tem por objetivo investigar a relevância do diálogo como um procedimento transversal, articulando o ser, o saber e o agir pedagógico na formação do educador e do educando. Considerando, portanto, essa abordagem, o método fenomenológico foi seguido, tanto para a teoria quanto para a empiria, por meio da compreensão do sentido e da interpretação dos dados da entrevista semiestruturada. Com base na revisão da literatura e na análise dos dados, pode-se concluir que o processo de ensino e aprendizagem,
quando mediado pelo diálogo, pode contribuir com o significado educacional e com o sentido existencial.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2004.
BALBINOT, Rodinei. Ação pedagógica: entre verticalismo pedagógico e práxis dialógica. São Paulo: Paulinas, 2006.
BUBER, Martin. Eu e Tu. 8. ed. São Paulo: Centauro, 2001.
BURBULES, Nicholas. Dialogue in teaching: theory and practice. New York: Teachers College Press, 1993.
CAMPOS, Pedro Ortega. Educar perguntando. Ajuda filosófica na escola e na vida. São Paulo: Paulinas, 2008.
DALBOSCO, Claudio Almir. Pedagogia filosófica: cercanias de um diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II. Complementos e índice. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2012.
GUILHERME, Alexandre; MORGAN, W. John. Philosophy, dialogue, and education. Nine modern European Philosophers. London: Routledge, 2018.
LACROIX, Alain. A razão. Análise da noção, estudo de textos: Platão, Aristóteles, Kant, Heidegger. Petrópolis: Vozes, 2009.
METHA, Sonia. Pequenas e grandes histórias: para além de teorias em disputa, rumo ao “Multiálogo”. In: COWEN, Robert; KAZAMIAS, Andreas; UNTERHALTER, Elaine (org.). Educação comparada. Panorama internacional e perspectivas. Brasília: UNESCO, CAPES, 2012. vol. 2, p. 647-669.
MURPHY, Daniel. Martin Buber’s philosophy of education. Guilford: Billing & Sons, 1988.
PLATÃO. Diálogos. Madrid: Gredos, 1981.
SWIDLER, Leonard; DURAN, Khalid; FIRESTONE, Reuven. Trialogue. Jews, christians and muslims in dialogue. New London, CT: Twenty Third Publications, 2007.
TEIXEIRA, Faustino Luis Couto. Buscadores do diálogo. Itinerários inter--religiosos. São Paulo: Paulinas, 2012.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia da educação. São Paulo: Ática, 2006.
HAN, Byung-Chu. Hiperculturalidade: cultura e globalização. Petrópolis: Vozes, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.