Espiritualidade e o cuidado do(a) educador(a)
a comunidade educacional como espaço de escuta, atenção e solidariedade
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v51i164.403Palavras-chave:
Crise, Espiritualidade, Educadores, CuidadoResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir a espiritualidade e o cuidado dos educadores e das educadoras, principalmente neste período de pandemia da COVID-19, que revelou a fragilidade humana, a desigualdade social e necessidade do cuidado de si, do outro e da natureza. Para tanto, busca colaborar, de forma teórica e prática, com o conhecimento e a vivência da espiritualidade e do cuidado no âmbito escolar. A partir do método ver, julgar e agir, contextualiza-se e demonstra o descuido com a vida; define os termos espiritualidade e cuidado; e apresenta o cultivo da Espiritualidade e do cuidado de quem educa por intermédio de um relato de experiência. Usamos como metodologia a pesquisa bibliográfica com um aporte reflexivo e crítico baseado no pensamento de Casaldáliga (1993); Boff (2013, 2014, 2020); Freire (1993, 2016); Noddings (2003); Mortari (2018); Santos, 2020; e Villas Boas (2017). Desse modo, é evidente que não é possível trabalhar tais conceitos separados, visto que estão na constituição humana e vinculados na construção de uma sociedade fundamentada na responsabilidade e no cuidado com o ser humano, os outros seres vivos e os não vivos.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Homens em Tempos Sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. p. 221-247.
BOFF, Leonardo. Ética da vida: a nova centralidade. Rio de Janeiro: Record, 2009.
BOFF, Leonardo. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BOFF, Leonardo. Covid-19: a Mãe Terra contra-ataca a humanidade - advertências da pandemia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
BUBER, Martin. Eu e Tu. 10. ed. São Paulo: Centauro, 2001.
CASALDÁLIGA, Pedro; VIGIL, José María. Espiritualidade da libertação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
CORTINA, Adela. Aporofobia, a aversão ao pobre: um desafio para a democracia. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 17. ed. São Paulo: Olho d’água: 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 15. ed. Petrópolis, RJ Vozes, 2005.
JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.
LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
MORTARI, Luigina. Filosofia do cuidado. São Paulo: Paulus, 2018.
NODDINGS, Nel. O cuidado: uma abordagem feminina à ética e à educação moral. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
ROSA, Hartmut. Aceleração: A transformação das estruturas temporais na Modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
TEILHARD DE CHARDIN, Pierre. Fenômeno humano. São Paulo: Cultrix, 2005.
VILLAS BOAS, Alex. Teologia em diálogo com a literatura: origem e tarefa poética da teologia. São Paulo: Paulus, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.