Educação católica e processos dialógicos

caminhando para a construção de conhecimento e sentido

Autores

  • Camila Roberta Lahm Vieira Colégio Santa Teresinha
  • Deisi Daniana Naibo Unisinos
  • Neusa Berlitz Kuhn

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v51i164.406

Palavras-chave:

Educação católica, Processos dialógicos, Formação integral

Resumo

Este artigo discute o processo prático-reflexivo desenvolvido a partir da construção e implementação da Base Curricular Notre Dame (BCND) junto às escolas da Rede Notre Dame de Educação. Gestada por todos os educadores da Rede Notre Dame, a BCND compreende um ideário que nasceu da experiência de Deus que é Amor, fundamentando-se no legado educativo de Santa Júlia Billiart, Bernard Overberg e Irmã Maria Aloysia. Por meio da apreciação desses referenciais, articulados à necessidade de repensar o currículo e os caminhos trilhados para sua efetivação, esta narrativa apresentará as múltiplas vozes que constituíram a composição da BCND e que orquestram no fazer de seu dia a dia as possibilidades para que esses preceitos saíssem do papel e florescessem nos espaços escolares da Rede Notre Dame. A partir da experiência de construção coletiva da estrutura curricular e de todo o delineamento que esse processo abarca para sua efetivação na prática, tem-se como principal achado a ratificação do quanto a conversação e a interação dialógica promovem transformações significativas. A tendência dialógica que se fez presente na elaboração do documento norteador das práticas pedagógicas na Rede Notre Dame de Educação pode ser constatada também em todo o processo vivido para implantação e aprimoramento da atuação educativa em todas as instâncias e dimensões envolvidas.

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Biografia do Autor

Camila Roberta Lahm Vieira, Colégio Santa Teresinha

Pós-graduanda em Gestão Escolar pela Faculdade Dom Alberto. Graduada e licenciada em
Psicologia pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Assessora pedagógica do Colégio
Santa Teresinha (Rede Notre Dame).

 

Deisi Daniana Naibo, Unisinos

Mestranda em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Graduada em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF).
Graduada em Letras pela UNISINOS.

Neusa Berlitz Kuhn

Mestra em Política e Gestão da Educação pelo Instituto Universitário Claeh/Dom Alberto.
Pós-graduada em Gestão Escolar e Psicopedagogia Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2022-04-27