Dialógica
o elo entre a aprendizagem e a neuroplasticidade
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v51i164.409Palavras-chave:
Dialógica, Aprendizagem, Neuroplasticidade.Resumo
O presente artigo reflete sobre o diálogo, compreendendo-o como um direito de manifestação da palavra, como um processo pedagógico interativo e um estímulo capaz de possibilitar alterações nos modos de aprender, organizar o pensamento e ocorrência de uma modificabilidade cerebral quando integrado a outras estratégias didático-pedagógicas nos processos de aprendizagem. Embasa-se no princípio da ação dialógica proposta por Freire (2005), Morin (2007), Buber (2001) e Síveres (2015), perpassando pelas descobertas da neurociência em diálogo com os saberes da educação que tem demonstrado estudos promissores, haja vista que é por meio do Sistema Nervoso Central (SNC) que tudo acontece, segundo Consenza e Guerra (2011). As reflexões engendradas apontam sobre a importância de saber selecionar as informações e transformá-las em conhecimento pertinente pela apropriação dos saberes da neurociência para avanços no fazer docente. O desconhecimento sobre o processo de como o cérebro melhor aprende interfere nas escolhas das estratégias a serem utilizadas nos processos educativos que poderão possibilitar o acontecimento da aprendizagem com mais eficácia. E apresenta o diálogo integrado com diversas estratégias como possibilidade de favorecer o desenvolvimento dos processos neurocerebrais e a ocorrência da neuroplasticidade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Lucicleide. Didática transdisciplinar: um pensar complexo sobre a
prática docente. Brasília-DF: Ex Libris, 2011.
ARAÚJO, Lucicleide. Estratégias didático-transdisciplinares: a prática e a teorização. Curitiba: Appris, 2015.
ARAÚJO, Lucicleide; SÍVERES, Luiz. Diálogo virtual numa perspectiva acolhedora, mediadora e educadora. In: SÍVERES, Luiz; LUCENA, José Ivaldo (org.). Diálogo na perspectiva da fraternidade. Caxias do Sul: Educs, 2021. p. 98-118.
AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2001. Disponível em: http://www.uel. br/pos/ecb/pages/arquivos/Ausubel_2000_Aquisicao%20e%20retencao%20de%20conhecimentos.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BUBER, Martin. Eu e tu. São Paulo: Centauro, 2001.
COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DEMO, Pedro. Educação Hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
DEMO, Pedro. Outro professor: alunos podem aprender com professores que aprendem bem. São Paulo: Paco Editorial, 2011.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Editora Cortez, 1992.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FEUERSTEIN, Reuven; FEUERSTEIN, Refael; FALIK, Louis. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
KAROLYNE, Audryn. Pirâmide da Aprendizagem: ensinar ajuda a aprender? Blog Folha Cursos, 14 abr. 2021 Disponível em: https://folhadirigida.com.br/blog/piramide-da-aprendizagem/. Acesso em: 25 jan. 2021.
ALVES, L. A. de S.; NOGUEIRA, M. LENT, Roberto. Neuroplasticidade. In: LENT, Roberto (org.). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. p.
-252.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Athena, 2001.
MORIN, Edgar. O diálogo supõe a igualdade. In: CASTRO, Gustavo; DRAVET, Florence (org.). Sob o céu da cultura. Brasília: Thesaurus, Casa das Musas, 2004.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 15 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. Brasília: UNESCO, 2010 .
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
SÍVERES, Luiz. Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida. Brasília: Líber Livro, 2015.
SOUSA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de; ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, v. 34, n. 105, p. 320-331, 2017. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/ v34n105a09.pdf. Acesso em: 3 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.