Relatos de experiências exitosas de docentes da Rede Estadual Mineira em tempo de pandemia da COVID-19:

a Escola Frei Egídio Parisi no Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP)

Autores

  • Jailson Dias Carvalho Doutor em História pela UFU e professor de História da rede estadual de ensino de Uberlândia
  • Regina Crosara Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professora de Ciências da Escola Frei Egídio Parisi. Atua junto ao 8º ano do Ensino Fundamental nesta instituição.
  • Washington Luciano Medeiros Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor de Química da Escola Frei Egídio Parisi. Participou do Projeto Escola Referência do Estado de Minas Gerais, e é Diretor da escola Estadual Frei Egídio Parisi.
  • Beatriz Aparecida Bessa Florêncio Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professora de Geografia da Escola Frei Egídio Parisi. Atua junto aos 6ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental nesta instituição.
  • Cláudia Valéria do Couto Almeida Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Supervisão Escolar. É vice-diretora do turno vespertino da Escola Frei Egídio Parisi.
  • Andréa Aparecida Ferreira Possui graduação em Letras e Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). É professora de Língua Portuguesa da Escola Frei Egídio Parisi. Atua junto ao 9º ano do Ensino Fundamental.

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v52i165.415

Palavras-chave:

REANP – relato de experiência – Pandemia de COVID-19 - Escola Estadual Frei Egídio Parisi

Resumo

A Escola Estadual Frei Egídio Parisi possui um total de 2015 estudantes e localiza-se em Uberlândia. Em 2020, com o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), as aulas presenciais foram interrompidas para milhares de estudantes devido às orientações das autoridades de saúde. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais – SEE-MG, foi institucionalizado em maio de 2020 o Regime Especial de Atividades Não Presenciais – REANP. Após capacitações, os professores iniciaram seus contatos e aulas com estudantes por meio de metodologias diferenciadas, e os resultados estão sendo analisados diariamente. Conclui-se, até o momento, que diante da situação há garantia de aprendizagem aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Crosara, Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professora de Ciências da Escola Frei Egídio Parisi. Atua junto ao 8º ano do Ensino Fundamental nesta instituição.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professora de Ciências da Escola Frei Egídio Parisi. Atua junto ao 8º ano do Ensino Fundamental nesta instituição.

Washington Luciano Medeiros, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor de Química da Escola Frei Egídio Parisi. Participou do Projeto Escola Referência do Estado de Minas Gerais, e é Diretor da escola Estadual Frei Egídio Parisi.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor de Química da Escola Frei Egídio Parisi. Participou do Projeto Escola Referência do Estado de Minas Gerais, e é Diretor da escola Estadual Frei Egídio Parisi.

Beatriz Aparecida Bessa Florêncio, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professora de Geografia da Escola Frei Egídio Parisi. Atua junto aos 6ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental nesta instituição.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professora de Geografia da Escola Frei Egídio Parisi. Atua junto aos 6ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental nesta instituição.

Cláudia Valéria do Couto Almeida, Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Supervisão Escolar. É vice-diretora do turno vespertino da Escola Frei Egídio Parisi.

Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Supervisão Escolar. É vice-diretora do turno vespertino da Escola Frei Egídio Parisi.

Andréa Aparecida Ferreira, Possui graduação em Letras e Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). É professora de Língua Portuguesa da Escola Frei Egídio Parisi. Atua junto ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Possui graduação em Letras e Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). É professora de Língua Portuguesa da Escola Frei Egídio Parisi. Atua junto ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos me métodos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2018.

CANAL FUTURA. Conheça a sala de aula invertida. 10 ago. 2017. 1 vídeo (26min 35s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pA-DyAN15cZ0. Acesso: 25 maio 2021.

COLÉGIO HARMONIA. Harmonia adota metodologias inovadoras para mconduzir avaliações e provas. 15 jul. 2020. Disponível em: https://ceharmonia.com.br/noticia/harmonia-adota-metodologias-inovadoras-para-conduzir-a-valiacoes-e-provas/. Acesso em: 25 maio 2021.

DIAMANTINA. Superintendência Regional de Ensino. Regime Espe- mcial de Atividades Não Presenciais – REANP é divulgado oficialmente para toda a comunidade escolar. Diamantina, 13 maio 2020. Disponível em: https://srediamantina.educacao.mg.gov.br/index.php/2-dire/uncategorised/144-regime-especial-de-atividades-nao-presenciais-reanp-e-divulgado-oficial-mente-para-toda-a-comunidade-escolar. Acesso em: 25 maio 2021.

EVOLUCIONAL. Confira a consolidação das notas por escola do Enem2019 - resultados sem redação. 2019. Disponível em: https://enem2019.evolucional.com.br/. Acesso em: 25 maio 2021.

FERRO, Marc. O filme: uma contra análise da sociedade? In: FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 1992. p. 79-115.

HISTORY CHANNEL. Revolução Francesa - Documentário Parte I. 4 fev. 2017. 1 vídeo (31min 12s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?-v=IVfsFeYKM-s. Acesso em: 25 maio 2021.

LOPES, Marina. Como promover a aprendizagem ativa durante a quarentena. Porvir, 29 abr. 2020. Disponível em: https://porvir.org/como-promover-a--aprendizagem-ativa-durante-a-quarentena/. Acesso: 25 maio 2015.

MINAS GERAIS. Currículo referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, 2020a. Acesso em: https://www.novaconcursos.com.br/arquivos-digitais/erratas/14710/18878/curriculo-referencia-minas-gerais.pdf. Acesso: 25 maio 2021.

MINAS GERAIS. Resolução SEE no 4.310, de 22 de abril de 2020. Dispõe sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, e institui o Regime Especial de Teletrabalho nas Escolas Estaduais da Rede Pública de Educação Básica e de Educação Profissional, em decorrência da pandemia Coronavírus (COVID-19), para cumprimento da carga horária mínima exigida. Belo Horizonte, 2020b. Disponível em: https://www2.educa-

cao.mg.gov.br/images/documentos/Resolucao%20SEE_N__4310.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.

MINAS GERAIS. Memorando SEE/SE no 141. Belo Horizonte, 4 jun. 2020c. Disponível em: https://www.mpmg.mp.br/data/files/BB/61/62/EB/6D44A7109CEB34A7760849A8/Memorando%20-%20Resposta%20ao%20of_cio%20-%20805-2020R%20-%20SEE.pdf. Acesso: 25 maio 2021.

QEDU. EE Frei Egidio Parisi. 2019. Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/152728-ee-frei-egidio-parisi/ideb. Acesso: 25 maio 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-28