Biblioteca escolar:
em busca de um espaço educacional para combater o preconceito racial e o racismo no ensino fundamental.
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v52i165.418Palavras-chave:
Literatura Infantil. Biblioteca. Preconceito RacialResumo
Este artigo tem como propósito avaliar o uso e o acervo da biblioteca escolar em relação à literatura infantil voltada para a temática da africanidade de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em uma escola Municipal de Tempo de Integral de Palmas. A pesquisa está baseada em dados bibliográficos, documentais e de campo. O texto está organizado em três subtítulos: a importância da literatura infantil na educação; a literatura infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e, por fim, a escola municipal, a literatura infantil e o combate ao racismo. A pesquisa conclui que apesar de haver um número considerável de livros literários voltados para a questão da africanidade na biblioteca, não há incentivo, nem projetos que motivem a leitura e a reflexão sobre a importância da cultura africana e preconceito racial no nosso país.
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