Educação cristã-católica:
um projeto educativo comprometido com a diversidade, a inclusão e a equidade?
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v52i165.429Palavras-chave:
Educação Cristã- Católica. Diversidade. Inclusão. Igualdade. Equidade.Resumo
O presente artigo traz elementos para uma necessária reflexão acerca da temática diversidade e inclusão (e correlatos, como equidade) no âmbito de projetos educativos que se apresentam como sustentados por princípios cristãos- católicos. A temática tem ganho expressão na comunidade acadêmica, não apenas nas vertentes derivadas da área da Educação, mas também nas áreas da História, da Sociologia e do Direito. Assim, o texto traz breves registros históricos da atuação educativa no Brasil e pontua transversalmente a questão legal, mas coloca como focos principais os pressupostos e valores que subjazem a propostas educativas autodenominadas cristãs-católicas. Os elementos fundantes dessas propostas evocam, neste artigo, contribuições extraídas do pensamento de Paulo Freire, cujas perspectivas fazem convergir a concepção freireana de educação libertadora e transformadora e a proposta de formação integral de educandos para a cidadania plena, que, acredita-se, deve sempre estar presente na nas concepções educativas cristãs católicas postas em ação para hoje e para o futuro.
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