A pedagogia da presença marista e sua relevância hoje
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v52i165.430Palavras-chave:
Pedagogia Marista. Presença Marista. Valores Maristas.Resumo
Este artigo é fruto da discussão sobre a Escola em Pastoral e de forma mais específica trabalha a temática da pedagogia da presença marista. Como ponto chave busca aprofundar o conhecimento de tal método pedagógico e explicitar sua relevância no trabalho de educar – evangelizar na contemporaneidade do Instituto Marista. A metodologia utilizada é da investigação qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico e da revisão de literatura, permitindo, assim, retomar e fundamentar os princípios práticos do Pe. Champagnat e dos primeiros Irmãos, que organizaram e sistematizaram um método pedagógico próprio. Também, procura iluminar as características do “educador presente” e evidenciar a transformação na vida de seus educandos. Dentro da tarefa da escola católica, de tradição marista, enfatiza a importância da educação na formação do ser humano, na sua multidimensionalidade, com a missão de fazer o bem avançar. Por fim levanta o ponto da evangelização na atual conjuntura, salientando a necessidade de discernir os sinais dos tempos.
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