A pedagogia da presença marista e sua relevância hoje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v52i165.430

Palavras-chave:

Pedagogia Marista. Presença Marista. Valores Maristas.

Resumo

 Este artigo é fruto da discussão sobre a Escola em Pastoral e de forma mais específica trabalha a temática da pedagogia da presença marista. Como ponto chave busca aprofundar o conhecimento de tal método pedagógico e explicitar sua relevância no trabalho de educar – evangelizar na contemporaneidade do Instituto Marista. A metodologia utilizada é da investigação qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico e da revisão de literatura, permitindo, assim, retomar e fundamentar os princípios práticos do Pe. Champagnat e dos primeiros Irmãos, que organizaram e sistematizaram um método pedagógico próprio. Também, procura iluminar as características do “educador presente” e evidenciar a transformação na vida de seus educandos. Dentro da tarefa da escola católica, de tradição marista, enfatiza a importância da educação na formação do ser humano, na sua multidimensionalidade, com a missão de fazer o bem avançar. Por fim levanta o ponto da evangelização na atual conjuntura, salientando a necessidade de discernir os sinais dos tempos.

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Biografia do Autor

Dener Rodrigues de Souza, União Norte Brasileira de Educação e Ensino

Bacharel em Teologia, pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), de Belo Horizonte-MG. Licenciado em Pedagogia, pela Faculdade Mauá de Brasília-DF. Formando do Curso de Bacharelado de Direito da Universidade Católica do Salvador – UCSAL, 2021.2. Orientador Educacional do Colégio Marista Patamares de Salvador-BA.

Fábio Soares do Nascimento, União Brasileira de Educação e Ensino

Graduado em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (2015), atuou como coordenador de Pastoral no Colégio Marista do Aracagy/MA (2017-2018); atualmente é Aluno do Curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Federal de Goiás, Coordenador do Projeto Jovem Montagne, no Centro Marista Divino Pai Eterno e Aluno do Curso de Especialização em Acompanhamento Espiritual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019/2020) e e participa do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA)- GOIÁS.

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Publicado

2022-06-28