O uso da tecnologia no ensino de poesia:
videopoema no Colégio Agostiniano
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v52i165.432Palavras-chave:
videopoema, tecnologia, Ensino de literaturaResumo
Nosso estudo parte de uma prática pedagógica realizada com o gênero vi-
deopoema em um dos anos finais do Ensino Fundamental. Embora a leitura, a inter-
pretação e a produção de poesia, no colégio de aplicação do projeto, sejam condutas realizadas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental e que tais atividades não
sejam repudiadas pelos alunos, nosso objetivo era aperfeiçoar a prática relacionada ao texto em verso e desenvolver as competências e as habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular – presentes também em outros documentos oficiais – pautadas em tecnologia, edição de vídeo e textos multimodais e multissemióticos; com isso, os resultados foram surpreendentes ao ensino de literatura. Assim, pensamos na presença da literatura na sala de aula, no cotidiano de alunos nativos digitais e reavaliamos a apresentação do texto literário na escola. Por fim, analisamos ainda o papel do professor como mediador em um mundo permeado de tecnologias.
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