O ENADE e o curso de Administração:

escopo da literatura e desafios enfrentados pelas coordenações de curso

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v52i165.446

Palavras-chave:

Enade, Avaliação Institucional., Admnistração., Ensino Superior.

Resumo

Desde 2004 a avaliação institucional tem sido discutida de maneira bastante intensa devido ao surgimento do SINAES, o que descortinou o ENADE como um dos grandes desafios do ensino superior brasileiro. Nesse sentido, objetivo deste estudo é mapear as evidências científicas sobre a relação entre o ENADE e os cursos de Administração no Brasil. Considerando a estratégia da revisão de escopo, alguns estudos foram considerados para a análise do tema a partir dos termos chave que indicaram o levantamento das informações. Os resultados demonstra que ainda é escasso o movimento dos pesquisadores em torno do ENADE no contexto da formação em Administração, o que indica uma lacuna importante que pode ser preenchida com estudos futuros. Ainda na perspectiva das conclusões, o artigo destaca um framework que pode ser utilizado para norteador novos estudos em relação ao tema.

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Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco

Pós-doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC. Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente, é coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e é professor do Departamento de Administração, ambos vinculados à Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Publicado

2022-10-13