A relação professor-aluno e a ética no Ensino Superior

Autores

  • Elida Pereira Macedo Faculdade Flamingo-SP
  • Patrí­cia dos Santos Pessoa Univesp – SP
  • Vanessa Barbieri Domingues Faculdade Flamingo-SP

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.90

Palavras-chave:

Relação professor aluno, Ética, Ensino superior

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir e discutir questões sobre a relação professor-aluno e a ética no Ensino Superior. Trata-se de levantamento da literatura na Base de Dados Scielo (2010-2015).  Os objetivos foram compreender como se dá essa relação e a ética no Ensino Superior e apresentar os aspectos que se destacaram e, por conseguinte analisar os resultados dos métodos aplicados para identificar a relevância dessa relação e de como se manifesta a ética no Ensino Superior.  Os resultados demonstram que a relação professor aluno no Ensino Superior realmente se faz necessária e que esta relação tem como base a ética, neste sentido, a aprendizagem acontece se há a existência de uma boa relação entre ambos. O tema é relevante para nortear o aspecto do docente e levar a reflexão social desta categoria mediante as práticas e contemplando a ética no que se refere í  temática.

Palavras-chave: relação professor aluno, ética, Ensino Superior.

The teacher-student relationship and ethics in Higher Education

Abstract: This article aims to reflect and discuss questions about the teacher-student relationship and ethics in Higher Education. This is a survey of the literature in the Scielo Database (2010-2015). The objectives were to understand how this relation and ethics in Higher Education occur and to present the aspects that stood out and, therefore, to analyze the results of the applied methods to identify the relevance of this relationship and how ethics manifests itself in Higher Education. The results show that the relation between student teachers in Higher Education really is necessary and that this relation is based on ethics, in this sense, learning happens if there is a good relationship between both. The theme is relevant to guide the teacher's side and lead the social reflection of this category through the practices and contemplating the ethics with regard to the theme.

Keywords: student teacher, ethics, Higher Education.

La relación profesor-alumno y la ética en la Enseñanza Superior

Resumen: Este artí­culo tiene como objetivo reflexionar y discutir cuestiones sobre la relación profesor-alumno y la ética en la Enseñanza Superior. Se trata de un levantamiento de la literatura en la Base de Datos Scielo (2010-2015). Los objetivos fueron comprender cómo se da esa relación y la ética en la Enseñanza Superior y presentar los aspectos que se destacaron y, por consiguiente, analizar los resultados de los métodos aplicados para identificar la relevancia de esa relación y de cómo se manifiesta la ética en la Enseñanza Superior. Los resultados demuestran que la relación profesor alumno en la Enseñanza Superior realmente se hace necesaria y que esta relación tiene como base la ética, en este sentido, el aprendizaje ocurre si existe la existencia de una buena relación entre ambos. El tema es relevante para orientar el aspecto del docente y llevar la reflexión social de esta categorí­a mediante las prácticas y contemplando la ética en lo que se refiere a la temática.

Palabras clave: relación profesor alumno, ética, Enseñanza superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elida Pereira Macedo, Faculdade Flamingo-SP

Mestra em Psicologia Educacional, especialista em Gestão Educacional, Graduada em Administração. Professora de Ensino Superior – Faculdade Flamingo-SP. E-mail: elida.macedo@gmail.com

Patrí­cia dos Santos Pessoa, Univesp – SP

Mestra e Doutoranda em Psicologia Educacional pelo Programa de Pós Graduação da Unifieo (Bolsista CAPES), especialista em Psicopedagogia Clí­nica e Institucional, Graduada em Letras. Professora de Ensino Superior.  E-mail: pessoapaty@gmail.com

Vanessa Barbieri Domingues, Faculdade Flamingo-SP

Mestra em Psicologia Educacional, especialista em Psicologia Organizacional, Graduada em Pedagogia. Professora de Ensino Superior – Faculdade Flamingo-SP. E-mail: vanessabd.coaching@gmail.com

Referências

ANDRÉ, Marli. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasí­lia: Liber, 2008.

CÂNDIDO, Cássia Marques et al. A representação social do "bom professor" no Ensino Superior. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 2, p. 356-365, 2014. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em: 12 out. 2015.

CAVACA, Aline Guio et al. A relação professor-aluno no ensino da odontologia na Universidade Federal do Espirito Santo. Trab. Educ. Saúde, v. 8, n. 2, p. 305-318, 2010. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v8n2/a08v8n2.pdf>. Acesso em: 12 out. 2015.

DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Caderno de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, mar. 2002. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a05n115>. Acesso em: 12 out. 2015.

ESTRELA, Maria Teresa et al. Formação ético-deontológica dos professores de ensino superior – Subsí­dios para um debate. Revista de Ciências da Educação, n. 7, p. 89-100, set./dez. 2008. Disponí­vel em: <http://www.academia.edu/7501882/Forma%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9tico-deontol%C3%B3gica_dos_professores_do_ensino_superior_-_subs%C3%ADdios_para_um_debate>. Acesso em: 16 mar. 2018.

FRANÇA George et al. Design instrucional: metodologias, comunicação, afetividade e aprendizagem. InterSciencePlace, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2014. Disponí­vel em: <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/15/14>. Acesso em: 25 abr. 2016.

FREITAS, Daniela Ferreia; SILVA, Francisca Daiana Estrela. A relação professor-aluno e a questão da ética. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, ed. Especial, p. 92-98, set./dez. 2016. Disponí­vel em: <http://www.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/download/72/51>. Acesso em: 16 mar. 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto et al. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 2, p. 239-246, maio/ago. 2014. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200239&lang=pt>. Acesso em: 12 out. 2015.

QUADROS, Ana Luiza; MORTIMER, Eduardo Fleury. Fatores que tornam o professor de ensino superior bem-sucedido: analisando um caso. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 259-278, jan./mar. 2014. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100016&lang=pt>. Acesso em: 12 out. 2015.

ROCHA, Juliana Ferreira da; CARRARA, Kester. Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 2, p. 221-230, jul./dez. 2011. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n2/v15n2a04.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2018.

SILVA, Mariana Siqueira. Um Pensar Sobre a Ética nas Relações Docentes e Aluno no Ensino Superior. Revista Estação Cientí­fica, n. 11, p. 1-6, jan./jun. 2014. Disponí­vel em: <http://portal.estacio.br/media/4446/artigo-01-mariana-siqueira-silva.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2018.

SILVA, Maria Vitória. (Re)lendo a trajetória do ensino superior no Brasil: implicações na formação de professores para a educação básica. Saberes em Perspectiva, v. 3, n. 7, p. 29-50, set./dez. 2013. Disponí­vel em: <http://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectiva/article/view/67/pdf_25>. Acesso em: 16 mar. 2018.

SÔNEGO, Aline. Os desafios da universidade no século XXI e algumas reflexões sobre a posição docente frente a este processo. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 1, n. 1, p. 30-35, 2015. Disponí­vel em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/822>. Acesso em: 16 mar.2018.

VERA, Renata da Silva; FERREIRA, Sandra Patrí­cia Ataí­de. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em Revista, n. 38, p. 219-235, set./dez. 2010. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000300015&lang=pt>. Acesso em: 12 out. 2015.

VíZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-15