Educação Integral: a herança dualista do Cristianismo e a atual proposta católica e laica

Autores

  • Nilo Agostini Universidade São Francisco/USF

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.92

Palavras-chave:

Educação integral, Dualismo, Cristianismo, Educação católica, Educação laica

Resumo

O intento desta pesquisa é o de investigar a presença da compreensão dualista do ser humano no cristianismo e sua incidência na educação, identificando suas origens e seu desenvolvimento histórico. Investiga, igualmente, a superação desse quadro í  medida que é formulada uma compreensão integral. A educação tradicional de influência cristã, aqui estudada sobretudo no contexto católico, mostrou-se permeável ao dualismo, com repercussões na compreensão da natureza humana e na consequente necessidade de moldar os espí­ritos, disciplinar a vontade, em um domí­nio sobre os instintos. A partir do século XX, identificou-se uma reversão desse quadro, quando se passou a cultivar uma ní­tida compreensão integral do ser humano, aqui estudada nos quadros católico e laico. No âmbito educacional, a formação integral do ser humano transforma-se, nos dias atuais, em uma estratégia imprescindí­vel, í  medida que se valoriza a sua condição multidimensional e a necessidade do seu desenvolvimento integral.

Palavras-chave: Educação Integral. Dualismo. Cristianismo. Educação católica. Educação laica.

Integral Education: the dualistic heritage from christianity and the current catholic and lay proposal

Abstract: One of the educational goals is the ethical education of students and, therefore, the school has to worry about activities that provide such training. The purpose of this study is to present the importance of school assemblies for the moral development of the students, also it is an alternative to the construction of citizenship and mediation of conflicts in everyday life of the school environment. This academic work was developed by reviewing bibliographies, relating to recent researches about the topic. The theoretical framework used was the Piagetian Constructivism. It was concluded that school assembly is one of consistent conflict resolution strategies with a coherent development of moral autonomy of students. As being a practical way that helps to improve the dialogic skills and values of non-violence, respect, justice, democracy, solidarity, it is possible that several issues and situations of everyday life are discussed in the school environment in order to assist students to develop themselves, acquiring more respectful strategies for solving conflicts and form citizens with democratic attitudes. Keywords: Integral Education. Dualismo. Christianity. Catholic education. Lay education.

Educación Integral: la herencia dualista del cristianismo y la actual propuesta católica y laica

Resumen: La finalidad de éste trabajo es el de investigar la presencia de la comprensión dualista del ser humano en el Cristianismo y su incidencia en la educación, identificando sus orí­genes y su desarrollo histórico. También investiga la superación de este marco a medida que se formula una comprensión integral. La educación tradicional de influencia cristiana, aquí­ estudiada sobre todo en el contexto católico, se mostró permeable al dualismo, con repercusiones en la comprensión de la naturaleza humana y en la consiguiente necesidad de moldear los espí­ritus, disciplinar la voluntad, en un dominio sobre los instintos. A partir del siglo XX, identificamos una reversión de este cuadro, cuando se pasa a cultivar una ní­tida comprensión integral del ser humano, aquí­ estudiada en los cuadros católico y laico. En el ámbito educativo, la formación integral del ser humano se transforma, en nuestros dí­as, en una estrategia imprescindible, a medida que se valora su condición multidimensional y la necesidad de su desarrollo integral.

Palabras clave: Educación Integral. Dualismo. Cristianismo. Educación católica. Educación laica.

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Biografia do Autor

Nilo Agostini, Universidade São Francisco/USF

Doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg, França. Docente no Curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na Universidade São Francisco (USF). Endereço: Rua Eunice Ferraza Fernandes, 460 / Bairro Jardim do Lago / 12914-500 Bragança Paulista SP. Endereço eletrônico: nilo.agostini@usf.edu.br 

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Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Artigos de demanda contí­nua