Psicologia positiva e o desenvolvimento da aprendizagem: intervenção em uma turma de Ensino Médio de uma escola católica na grande Porto Alegre/RS
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.99Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Psicologia positiva, Ensino Médio, Intervenção pedagógicaResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar uma experiência pedagógica realizada com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Católica localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, tendo em vista a teoria ecológico-sistêmica proposta por Bronfenbrenner (1996, 2011) e de produção de sentido docente, exposta por Fossatti (2013). A partir de um relato de experiência sobre o trabalho realizado com 8 professores e 32 alunos de uma turma de Ensino Médio que estava apresentando dificuldades de aprendizagem e de comunicação, foram desenvolvidas propostas de trabalho para melhorar os índices de aprendizagem e aprovação dos referidos alunos. A intervenção desenvolvida pelo conjunto docente é interpretada a partir dos conceitos da psicologia positiva, permitindo a reflexão sobre sua importância para o campo da educação, em especial para o exercício docente. As conclusões preliminares do estudo apontam para os benefícios das técnicas metodológicas elaboradas pelo campo da psicologia positiva para a educação de jovens, para os quais a escola não esteja respondendo í s expectativas.
Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Psicologia positiva. Ensino Médio. Intervenção pedagógica.
Positive psychology and the development of learning: intervention in a Right School of a Catholic School of Big Porto Alegre/RS
Abstract: The present work aims to analyze a pedagogical experience with a high school class of a Catholic school located in the metropolitan area of Porto Alegre, considering the ecological-systemic theory proposed by Bronfenbrenner (1996, 2011) and the production of meaning teacher, exposed by Fossatti (2013). Based on an experience report about the work done with eight teachers and 32 students of a high school class that was experiencing learning and communication difficulties, work proposals were developed to improve the learning and approval rates of these students. The intervention proposals developed by the teaching team are interpreted from the concepts of positive psychology, allowing reflection on its importance for the field of education, especially for the teaching exercise. The preliminary conclusions of the study point to the benefits of the methodological techniques elaborated by the field of positive psychology for the education of young people for whom the school is not responding to the expectations.
Keywords: Human development. Positive psychology. High School. Pedagogical intervention.
Psicología positiva y el desarrollo del aprendizaje: intervención en un grupo de Enseñanza Media de una Escuela Católica de la Gran Porto Alegre/RS
Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo analizar una experiencia pedagógica realizada con una aula de enseñanza media de una escuela católica ubicada en la región metropolitana de Porto Alegre, teniendo en vista la teoría ecológico-sistémica propuesta por Bronfenbrenner (1996, 2011) y de producción de sentido docente, expuesta por Fossatti (2013). A partir de un relato de experiencia sobre el trabajo realizado con ocho profesores y 32 alumnos de un aula de segundo año de enseñanza media que presentaba dificultades de aprendizaje y de comunicación, se desarrollaron propuestas de trabajo para mejorar los índices de aprendizaje y aprobación de dichos alumnos. Las propuestas de intervención desarrolladas por el conjunto docente se interpretan a partir de los conceptos de la psicología positiva, permitiendo la reflexión sobre su importancia para el campo de la educación, en especial para el ejercicio docente. Las conclusiones preliminares del estudio apuntan a los beneficios de las técnicas metodológicas elaboradas por el campo de la psicología positiva para la educación de jóvenes para los cuales la escuela no está respondiendo a las expectativas.
Palabras clave: Desarrollo humano. Psicología positiva. Enseñanza Media. Intervención pedagógica.
Downloads
Referências
BENACHIO, Marly das Neves. Como os professores aprendem a ressignificar sua docência? São Paulo: Editora Paulinas, 2011.
BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
______. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FOSSATTI, Paulo. Perfil docente e produção de sentido. Canoas: Editora Unilasalle, 2013.
FORD, Donald; LERNER, Richard. Developmental systems theory: an integrative approvach. Newbury Park, CA: Sage, 1992.
GARBARINO, James; ABRAMOWITZ, R. H. Sociocultural risk and opportunity. In GARBARINO, James. Children and families in the social environment. 2ª. ed. New York: Aldine de Gruyter, 1992.
GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica í autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 148-173.
YUNES, Maria Ângela Mattar; JULIANO, Maria Cristina. A bioecologia do desenvolvimento humano e suas interfaces na Educação Ambiental. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 37, p. 347-379, set./dez. 2010.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.